top of page

HISTÓRIA DO bAIRRO

O histórico do bairro que abriga o parque começa em 1893, quando os empresários alemães Martinho Bouchard e Victor Nothmann decidiram erguer em uma chácara próxima ao centro um loteamento planejado de alto padrão para atrair a nova elite paulistana, lançado em 1895 como Boulevard Bouchard. O empreendimento só receberia o nome de Higienópolis por ter sido o primeiro bairro da cidade a priorizar o saneamento e a higiene doméstica, contando com encanamento de esgoto e fornecimento de água. Uma das providências iniciais dos pioneiros foi rasgar o traçado da Avenida Angélica, que até hoje é sua via principal. O que mudou foram apenas o volume e o tipo de trânsito. Em vez dos bondes do início do século 20, hoje passam por seus 2,7 quilômetros uma média de 2.100 carros por hora nos horários de pico do trânsito.

Com o Mackenzie, o bairro virou um dos principais polos esportivos do Brasil. Na quadra do colégio, foi disputada em 1896 a primeira partida no país de bola ao cesto, como o basquete era conhecido. Os professores presbiterianos responsáveis pela instituição também incentivaram a prática de outras modalidades até então pouco conhecidas por aqui, como a ginástica olímpica e o futebol. O time da escola participou do jogo de estreia do início da história do Campeonato Paulista, em 1902, batendo por 2 a 1 os rivais do Germânia (atual Pinheiros). Transformado em universidade em 1952, o Mackenzie mantém até hoje sua tradição de formar atletas.

 

 

Algumas das principais ruas prestam homenagem a nomes de destaque da elite paulistana dos primeiros tempos de Higienópolis. Maria Angélica de Sousa Queirós, filha do barão de Sousa Queirós, inspirou o nome da Avenida Angélica. Maria Antônia da Silva Ramos, descendente do barão de Antonina, foi homenageada com a Rua Maria Antônia. Já Veridiana da Silva Prado, filha do barão de Iguape, teve sua imagem lembrada com a Rua Dona Veridiana. O bairro preserva ícones dos “pontos mais conhecidos”, como a Igreja de Santa Terezinha (até hoje no mesmo endereço) e a Praça Vilaboim.

Na linha do tempo, as datas mais importantes são o nascimento do loteamento que deu origem ao bairro (1893), a inauguração do Hospital Samaritano (1894), a primeira viagem da linha de bondes elétricos pela rua Maranhão (1900), oinício das atividades do Colégio Nossa Senhora de Sion (1901), a construção do parque Buenos Aires (1913), a abertura da Praça Vilaboim (1937), o nascimento da FAAP (1947), a transformação do Colégio Mackenzie em universidade (1952), o confronto entre alunos dessa universidade com os alunos de filosofia da USP, conhecido como Batalha da Maria Antonia (1968), a criação da sinagoga Beit Yaacov na Rua Doutor Veiga Filho (1993), a inauguração do Shopping Higienópolis (1999) e a decisão de construir duas linhas de metrô no bairro (2008).

bottom of page