top of page

ROTEIRO

dribbble.gif

A partir das visitas e pesquisas sobre o bairro, montamos um roteiro por Higienópolis. Ele conta com 5 atrativos principais e 1 atrativo opcional, com início e fim na estação de metrô Higienópolis - Mackenzie, contemplando várias localizações famosas e importantes do bairro.

 

Na parte de A&B, incluem-se paradas para alimentação com várias opções diferentes, incluindo cardápios vegetarianos e veganos.    

A partir das visitas e pesquisas sobre o bairro, montamos um roteiro por Higienópolis. Ele conta com 5 atrativos principais e 1 atrativo opcional, com início e fim na estação de metrô Higienópolis - Mackenzie, contemplando várias localizações famosas e importantes do bairro.

 

Na parte de A&B, incluem-se paradas para alimentação com várias opções diferentes, incluindo cardápios vegetarianos e veganos.    

ATRATIVOS   PRINCIPAIS

1. Parque Buenos Aires

2. Praça Vilaboim

3. Museu de Arte Brasileira (MAB) - FAAP

4. Galeria Vermelho

5. Cemitério da Consolação

ATRATIVO   opcional

 

Museu do Futebol

MAPA DO roteiro

Mapa.png

Fonte (Mapa): Google Maps 2019

image.png

Este roteiro contém um longo trajeto de caminhada.

É importante tomar um café da manhã reforçado (porém leve), levar água, não usar mochilas muito pesadas e utilizar roupas e tênis confortáveis.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES...

  • Chegar na Estação Higienópolis-Mackenzie para iniciar o trajeto às 8:00 (por conta dos horários de funcionamento dos atrativos);

  • Fazer a "pausa para almoço" antes do atrativo 4 (Galeria Vermelho);

  • Atentar-se às horas durante a realização do roteiro, por conta dos horários de encerramento das visitas dos atrativos.

SOBRE OS ATRATIVOS

1. Parque Buenos Aires

 

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Avenida Angélica, 1.500 – Higienópolis

Inaugurado em 24/09/1913

Área: 18.755 m²

Funcionamento: 6h às 19h

Telefone: (11) 3666-8032

✔ INFRAESTRUTURA

Área para apresentações culturais (Praça das Mães), gramado para piquenique, playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras e pranchas) e cercado para cães (cachorródromo). Espaço para contemplação, caminhadas e relaxamento, passeio, estares e sanitários. Acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, entrada do parque e áreas de circulação.

MAIS SOBRE O ATRATIVO

Tombado pelo CONPRESP em 1992, o Parque Buenos Aires foi considerado “praça” até 1987 e foi projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard para preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú. Sua concepção original previa uma elevação central com mirante, onde foi instalado um telescópio e espelho d’água. As esculturas pontuam no espaço, como “Veado Atacado” e “Leão Atacado”, vindas da França e esculpidas em bronze, e “Mãe” de Caetano Fraccaroli, esculpida num só bloco de mármore (1964). “O Tango”, de Roberto Vivas, em bronze e granito (1996), e uma cópia em bronze da escultura “Emigrantes”, de Lasar Segall, também integram seu acervo. Uma vegetação de bosque heterogêneo, áreas ajardinadas, alamedas e gramados define sua flora, em sua fauna, foram registradas 57 espécies, das quais 50 são de aves, duas são de mamíferos, uma de molusco, duas de insetos e outras duas de aranhas.

 

2. Praça Vilaboim

 

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Praça Vilaboim, s/nº – Higienópolis

MAIS SOBRE O ATRATIVO

Os moradores de Higienópolis sabem qual é o local mais charmoso do bairro: a Praça Vilaboim. Localizada no coração do distrito, próximo ao Parque Buenos Aires, estádio do Pacaembu e às universidades FAAP e Mackenzie, o espaço reúne desde estudantes até idosos residentes do entorno.

O lugar, que antes abrigava um campinho de futebol no início do século XX, começou a ser urbanizado no início dos anos 30, inclusive com o plantio da figueira que se encontra até hoje no centro da Vilaboim. Inaugurada em 21 de setembro de 1937, continua recebendo grande fluxo de pessoas até hoje.

A importância da praça é tamanha que, em julho de 2007, ela foi tombada pela Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo) para proteger e preservar as características do local e de suas árvores e plantações. As construções que cercam o local também tiveram limitações – elas não podem ultrapassar os 12 metros de altura.

Atualmente, a Vilaboim engloba vários estabelecimentos comerciais como restaurantes e lojas variadas, bares, padaria, livraria, farmácia, locadora, uma banca de jornal que funciona 24 horas por dia, entre outros.

 

3. MAB - FAAP

 

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Dias e Horários de Funcionamento: de Segunda a Sexta-Feira, das 10h às 19h - Última Entrada às 18h; aos Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h - Última Entrada às 17h

Site Oficial: HTTP://WWW.FAAP.BR/MUSEU

Telefone: (11) 3662-7198

MAIS SOBRE O ATRATIVO

Armando Alvares Penteado (1884-1947) foi descendente de uma das mais tradicionais famílias paulistas do século XIX. Estudou em Londres e Paris.  No Brasil frequentou a faculdade de arquitetura na Escola Politécnica. Essa trajetória lhe fez cultivar sua apreciação, gosto e dedicação às artes e ciências. Desde modo, sua identificação com estas áreas do conhecimento, seus anos de estudo na Europa e, posteriormente, suas constantes temporadas de convivência e participação no meio do fervor artístico e cultural da mais progressista cidade da época, Paris, contornaram e direcionaram o espírito e a atuação vanguardistas do fundador da FAAP.

Armando Alvares Penteado casou com a senhora Annie, de nacionalidade francesa, e juntos continuaram compartilhando do mesmo amor à arte e do sonho de construir uma escola de belas artes em São Paulo (...) onde deveriam ser administrados cursos de pintura, escultura, decoração e arquitetura.

Anos antes de falecer, ao redigir seu testamento em 23 de abril de 1938, Armando Alvares Penteado deixava expresso seu desejo de criar um museu. Sem descendentes diretos a quem legar seu patrimônio, instruía nesse documento sua esposa, Dona Annie Penteado, a vender parte de suas propriedades para construir o edifício que seria a sede de uma escola de artes e abrigaria também uma “pinacotheca para exposição de quadros originais”. A partir dessa vontade institui-se, em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado.

Anos depois, em 1961, sobre a incumbência de Dona Annie  foi inaugurado o Museu de Arte Brasileira cuja direção e coordenação das atividades ficaram a cargo do casal Lúcia e Roberto Pinto de Souza. O MAB foi concebido como um museu de arte visuais,  particularizado em arte brasileira produzida por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil. Atualmente o acervo conta também com uma coleção de arte estrangeira, atrelada ao programa de atividades da FAAP.

O MAB abriu ao público no dia 10 de agosto de 1961, com a mostra "Barroco no Brasil" que reuniu  cerca de 300 peças entre manifestações de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário, numismática e documentos. A exposição e seus eventos paralelos foram reconhecidos como um acontecimento nacional, comemorativo da cultura brasileira. Ainda hoje continuam presentes no prédio principal as esculturas moldadas em gesso de Aleijadinho e elementos da arquitetura mineira e baiana, feitos especialmente para a ocasião pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O núcleo inicial do acervo do MAB remonta à doação feita por D. Annie Penteado de um conjunto de obras pertencentes à coleção particular do casal Alvares Penteado. Atualmente conta com cerca de 3500 obras  inerentes à historia das artes brasileiras dos séculos XIX, XX e XXI. Cabe destacar a coleção de gravura, pintura e desenho de feição acadêmica, o significativo núcleo de obras do modernismo brasileiro e seus continuadores, as várias tendências da arte abstrata a partir dos anos 50, os registros da vida interiorana feitos por artistas primitivos, as diversas vertentes da nova figuração das década finais do século XX e toda uma diversidade de géneros, formas e conteúdos próprios da arte contemporânea.

Quanto às suas exposições, o MAB detém um memorável  e sistemático percurso de mostras de artes visuais e de temas culturais nacionais e internacionais. Sirvam de exemplo o histórico de retrospectivas de notáveis artistas brasileiros como Emiliano Di Cavalcanti, Ismael Nery e Flávio de Carvalho, e as mostras internacionais com obras procedentes de famosos museus como o Louvre de Paris, França ou o Pergamon de Berlim, Alemanha.

 

4. Galeria Vermelho

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço: Rua Minas Gerais, 350, CEP: 01244010, Higienópolis
Telefone / FAX: +55 011 31381520

Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h; Sábado das 11h às 17h

MAIS SOBRE O ATRATIVO

Após dezesseis anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.

Projeto concebido por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, a galeria foi inaugurada em 2002, após um intenso processo de reconfiguração e restauro de três pequenas casas localizadas na vila de número 350, da Rua Minas Gerais, em Higienópolis (SP). Criado e desenvolvido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz, o projeto incorporou espaços expositivos à estrutura arquitetônica já existente, além de transformar o terreno que separa as três casas da rua em uma grande praça aberta sobre o fundo de 120m2 da fachada do prédio principal. Nessa imensa parede, já foram apresentados mais de cem projetos que incluem pinturas, colagens, escavações, projeções, instalações e prospecções.

Em 2007, novos espaços expositivos foram integrados ao prédio original. Também criado por Mendes da Rocha e Brito Cruz o projeto agregou à área expositiva existente a sala 3, além de um jardim externo que abriga a apresentação de esculturas e instalações. Junto a essa ampliação, também foi criado o Tijuana, espaço expositivo apto a mostrar obras de formato incompatível com o espaço tradicional, especialmente os livros de artista. Em 2009 foi realizada a primeira Feira de Arte Impressa do Tijuana, reunindo editores que se dedicam à publicação de livros de artistas e edições especiais. A feira acontece atualmente na Casa do Povo e em 2014 teve sua primeira edição internacional em Buenos Aires, aonde tem hoje uma filial fixa. A partir de 2010, o Tijuana começou a publicar seus próprios livros de artistas, através do selo Edições Tijuana.

Cabe mencionar outro projeto desenvolvido pela Vermelho, a mostra anual de performance arte Verbo, que após 10 edições, consolidou-se no calendário de eventos culturais de São Paulo. Sem fins lucrativos, tem como objetivo promover discussões, apresentar trabalhos de artistas e teóricos cujo conteúdo aponte para questões atuais que expandam o campo da performance, incluindo criadores dos campos da dança, do teatro, da literatura e da poesia. Dessa forma, é criado no espaço da Vermelho um ambiente de convivência que permite encontros e trocas de experiências entre público e artistas de diferentes procedências, do Brasil e do mundo.

O mais recente projeto da vermelho é a Sala Antonio.

A Sala Antonio, sala de projeção da Vermelho, veio para receber a produção dos artistas que têm atuado na fronteira entre o cinema e as artes plásticas. São produções que exigem uma situação especifica de exibição, seja pela duração, aspectos técnicos de produção ou formato de narrativa, que fariam esses filmes não serem devidamente apreciados em situações corriqueiras de exposições.

A criação da sala também inspirou e aproximou a galeria, cineastas e produtores de cinema, levando a lançamentos e festivais de cinema no espaço.

5. Cemitério da Consolação

 

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço: Rua Da Consolação, 1660 - Consolação

Telefone: (11) 32565919

 

MAIS SOBRE O ATRATIVO

O cemitério da consolação é a necrópole mais antiga de São Paulo e possui centenas de esculturas feitas entre o século XIX e XX, com obras feitas por grandes artistas brasileiros como por exemplo Victor Brecheret. O cemitério conta ainda com mais de 200 túmulos de valor histórico onde estão sepultadas pessoas conhecidas, como artistas, políticos e famílias importantes para a fundação da cidade de São Paulo.

Cheio de obras de arte, Cemitério da Consolação é o mais furtado da cidade. Há quatro anos, o espaço detém o nada honroso título de necrópole mais saqueada da capital. Em 2017, foi alvo de 26 furtos e roubos – com até dez peças de bronze surrupiadas em cada um, quase um quarto das ocorrências somadas em todos os 22 estabelecimentos públicos similares da cidade.

Um dos mais visitados do pedaço, o túmulo do escritor Monteiro Lobato ficou sem guirlanda nem portão após um furto em 2014. Do imponente mausoléu de três andares da família Matarazzo, o maior da América do Sul, levaram quatro placas e um jarro nos últimos três anos.

Mais recentemente, em fevereiro, a famosa estátua O Grande Anjo, de Victor Brecheret, chegou a perder os grampos que a prendiam no mármore, mas foi salva a tempo.

Com 76 300 metros quadrados (cada m² é vendido hoje por quase 5 000 reais) e mais de 8 000 túmulos, o cemitério conta com apenas oito funcionários e não tem portaria nem câmeras de vigilância.

Os agentes da Guarda Civil Metropolitana, de dois a quatro por turno, também não dão conta da tarefa de fiscalização. “A iluminação à noite é muito ruim e dificulta o trabalho”, afirma o inspetor Carlos Alberto Caetano, comandante da área, responsável por seis prisões feitas ali desde janeiro.

No mesmo período, a Polícia Civil registrou cinco ocorrências e mapeou seis pontos propícios à roubalheira. Um deles fica na esquina da Rua da Consolação com a Rua Coronel José Eusébio, onde o muro tem menos de 1 metro de altura, pelo lado de dentro. Ali, os criminosos utilizam tábuas para deslizar objetos pesados para o lado de fora.

“Jogaram até uma guirlanda de 200 quilos, que chegou a afundar o asfalto”, diz o delegado Julio Cesar Geraldo, do 4º DP. No mês passado, sua equipe deu início a investigações em desmanches e sites na internet para localizar os itens, sem sucesso ainda.

Por meio de nota, a Secretaria das Prefeituras Regionais, responsável pelo Serviço Funerário Municipal, informou que a última medida tomada no local foi a troca na administração, em junho de 2017. A pasta conta com a possibilidade de se livrar do problema, pois diz que o serviço deve melhorar apenas após a concessão dos cemitérios ao setor privado, um dos polêmicos planos da atual gestão municipal.

A questão é que o projeto de lei ainda não foi encaminhado à Câmara Municipal, pois está suspenso pelo Tribunal de Contas do Município desde setembro do ano passado devido a irregularidades.

✱ Museu do Futebol

 

✔ INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu

Telefone: (55) 11 3664-3848

Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo, das 9h às 18h - Última Entrada às 17h

(Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu)

E-mail: contato@museudofutebol.org.br

MAIS SOBRE O ATRATIVO

O Museu do Futebol tem a missão de investigar, preservar e comunicar o futebol como expressão cultural no Brasil, em diálogo com todos os públicos, para instigar e inspirar ideias e experiências a partir do futebol.

Visa a ser referência constante e global: no tratamento do futebol como patrimônio; em acessibilidade; em sustentabilidade e no respeito à diversidade cultural. Busca ser um museu que dialoga com seus públicos no desenvolvimento de suas ações.

Para isso, tem como valores: o DIÁLOGO: promoção do acesso e da participação de todos os públicos, interno e externo, respeitando a diversidade; a SUSTENTABILIDADE: fazer uma gestão eficiente de recursos físicos, humanos e financeiros; a TRANSPARÊNCIA: tornar públicos os processos, ações e resultados; a GOVERNANÇA CORPORATIVA: melhorias contínuas nos processos de gestão; o DINAMISMO: ser proativo nas propostas e soluções para o cumprimento da missão; e a EXCELÊNCIA: ser incansável na busca da qualidade.

Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Desde a inauguração, o Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro – IFB), entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, ao mesmo tempo em que os divulga buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.

OPÇÕES DE A&B

(ao longo do trajeto)

1. Trattoria Tavolino

A Trattoria Tavolino é uma verdadeira experiência gastronômica para os amantes de uma boa massa.

Um verdadeiro pedaço da Itália escondido no bairro Higienópolis. O cardápio conta com opções vegetarianas.

Endereço: Rua Alagoas, 124 – Higienópolis, São Paulo

✔ SITE DE REFERÊNCIA: https://duplagourmet.com.br/index.php/2018/03/29/uma-cantina-escondida-em-higienopolis-que-serve-as-melhores-massas-de-sp/

 

2. Modi - Alagoas

O Modi é um restaurante italiano muito simpático. O nome da casa vem do pintor italiano Amadeo Modigliani e  o restaurante fica dentro do Paquita, edifício dos anos 50.

Possui um bar com estilo lembrando ambientação dos bares das novelas dos anos 70. A seção de massas do cardápio é uma boa surpresa.  

O cardápio conta com opções vegetarianas.

Endereço: R. Alagoas, 475 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01242-001 

✔ SITE DE REFERÊNCIA: https://www.thefork.com.br/restaurante/modi-alagoas/279739?cc=18174-54f

3. Pizzaria E Forneria

Uma pizzaria com 21 anos que tem tudo a ver com a região.

Um restaurante aconchegante, com ótimo atendimento, clientela fiel e pizzas especiais preparadas com todo zelo e cautela, com massa fresca, molho caseiro e ingredientes de primeira, que saem diretamente do forno a lenha.

Endereço: R. Alagoas, 549 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01242-001

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://vicapota.com.br/sobre-a-vica-pota/

4. Trevisi il Gelato

Sorvete italiano feito diariamente de maneira artesanal, com ingredientes frescos, 100% naturais e da melhor qualidade.

Sem aromatizantes, corantes, bases semiprontas, conservantes ou estabilizantes químicos. Opções veganas e kasher.

Endereço: Praça Vilaboim, 53 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01241-010

✔ SITE DE REFERÊNCIA: https://www.ifood.com.br/delivery/sao-paulo-sp/trevisi--il-gelato-higienopolis/c5a71467-179b-4d7f-9503-5b8dd608be40

5. Sushi Papaia Kosher

Sushi Papaia foi o primeiro restaurante japonês do bairro a atender os apreciadores da culinária japonesa.

Endereço: Praça Vilaboim, 73 - Consolação, São Paulo - SP, 01242-000

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://sushipapaia.com.br/

6. Bar da Praça

Praça Vilaboim foi inaugurada em 1937 e nela foi plantada uma figueira que hoje é uma atração do local. Assim como o Bar da Praça. A praça foi tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade. E o Bar também merece tamanha valorização. Vale a visita aos sábados, domingos e sempre nos feriados para se surpreender com o Buffet de Feijoada. Para ser degustada com um olho na praça.

O chopp, meticulosamente tirado, já recebeu o Colarinho de Bronze da Brahma e prêmio especial da Real Academia do Chopp.

O Bar também foi eleito um dos melhores da região central da cidade pela Folha de São Paulo em 2011. Provavelmente quem votou deve ter experimentado as Coxinhas de Frango com Catupiry. Ou as Bolinhas Crocantes de Bacalhau. Acompanhadas de uma Caipirinha de Melancia com Gengibre. 

Endereço: Praça Vilaboim, 65 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01242-000

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://bardapraca.com.br/home1/

7. Padaria Barcelona Doces e Pães

Inaugurada em 1976 no bairro de Higienópolis, a Padaria Barcelona Doces e Pães é uma das mais renomadas e tradicionais padarias de São Paulo, contando sempre com a qualidade e uma imensa linha de deliciosos produtos, os quais são fabricado da mesma maneira desde sua inauguração.

Desde a inauguração já recebeu vários prêmios, como exemplo foi eleita pela Veja São Paulo como a padaria que faz o melhor pão da cidade durante 7 anos consecutivos, porém os croissants, folhados, baguetes recheadas e ciabattas não perdem em qualidade. tudo sendo gerenciado pelos mesmos donos e funcionários que estão conosco há 40 Anos.

Endereço: R. Armando A. Penteado, 33 - Consolação, São Paulo - SP, 01242-010

✔ SITE DE REFERÊNCIA: https://www.barcelonapaes.com.br/padaria-barcelona-paes-sp.html


8. Frutaria Paulista

A Frutaria Paulista esta localizada a poucos metros do coração da cidade de São Paulo, na Avenida Paulista. Atua a mais de 30 anos no segmento e sempre esta a busca de melhorias e inovações.

Endereço: R. Minas Gerais, 316 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01244-010

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://www.frutariapaulista.com.br/home

9. Sal Gastronomia

Sal é garantia de encontrar um prato com elementos que se complementam nas cores, sabores, cheiros e texturas, é a certeza que tudo foi elaborado sob um padrão. E já que o Chef defende que comida não pode ser considerada artigo de luxo, de segunda a sexta possui um menu executivo especial, neste menu a experiência é completa e o preço acessível. Atenção especial às variedades de sobremesa. Ir até lá e não pedir o prato final é quase um sacrilégio.

Endereço: R. Minas Gerais, 352 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01244-010

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://www.salgastronomia.com.br/

10. O Sujinho

Com seu nome irreverente para um restaurante, o Sujinho segue com uma história com mais de 50 anos. O clima descontraído, o ambiente aconchegante e uma comidinha simples mais com aquele sabor da casa da mamãe, reforçam suas tradições que permanecem desde a década de 60.

O Sujinho gosta de comida boa e farta, a maioria dos pratos servem facilmente duas pessoas ou mais. O carro-chefe do cardápio é a famosa bisteca bovina, que é considerada uma das mais saborosas e famosas da capital. Um corte com o osso do contrafilé de 700g - carne proveniente de gados de primeira linha.

Endereço: R. da Consolação, 2063 - Consolação, São Paulo - SP, 01301-100

✔ SITE DE REFERÊNCIA: http://sujinho.com.br/restaurante/historia.html

bottom of page